segunda-feira, 14 de junho de 2010

Livros de Auto-ajuda

Adoro todo tipo de literatura, mas confesso que tenho uma queda pelo gênero de auto-ajuda. Não que eu sofra de algum tipo de doença maníaca depressiva, neurose aguda ou transtorno bipolar (apesar de muitas pessoas acharemm que livros de auto-ajuda servem apenas para quem tem problemas emocionais ou psicológicos).
Para mim, livros de Auto-ajuda são a forma mais rápida de adquirir conhecimentos de vida. São , em suma, relatos de alguém que aprendeu algo sobre alguma coisa da vida e deseja repasar para seus semelhantes esses conhecimentos.
Não que eu não possa aprender sozinho com a vida. Mas com apenas um livro, eu adquiro experiências úteis e poupo anos de tentativas e prováveis decepções. Li uma vez em um livro uma frase que me marcou quanto a esse assunto: "o tempo é o senhor de todos os mestres, mas acaba matando todos os seu discípulos". Quanto antes você começar a investir no seu futuro e a trilhar o caminho correto, mais rápido você vai receber a recompensa. Se você acredita que na vida, você colhe o que planta, comece a plantar agora!
O problema é que não nascemos sabendo tudo que precisamos para fazer um bom plantio. Perdemos muito tempo escolhendo a semente certa. Às vezes plantamos em um lugar inadequado. Erramos "a mão" de água. E no final quando os frutos começam a nascer, percebemos que escolhemos a semente errada!
A vida dificilmente nos dá segundas chances. O tempo passa e não podemos voltar atrás.
Por isso eu indico a todos a lerem pelo menos dois livros de auto-ajuda por ano. Vocês vão se apaixonar pela experiência de poder acelerar seu apredizado referente aos ensinamentos da vida.
Mas comece agora, pois como dizia o grande cantor Cazuza, "O Tempo Não Para".

Nenhum comentário:

Postar um comentário