De acordo com os institutos de pesquisa StatCounter GlobalStats e Serasa Experian Hitwise, mais de 95% dos usuários de internet no Brasil utilizam o site de busca Google. Esse é um percentual esmagador, haja visto que os maiores concorrentes, Yahoo e Bing, tem um percentual de cerca de 1,5% de participação. A situação praticamente não muda muito no restante do mundo.
O território do Google só é um pouco menor na América do Norte. Lá, a companhia também lidera com folga, mas detém 78,86% do mercado. O Yahoo! fica em segundo, com 11,9%, e o Live Search vem na terceira posição, com 3,8%.
Esses dados são muito importantes para os WebDesigners, pois os ajudam a focar suas estratégias de marketing. O Google tem parâmetros de pesquisa próprios, que devem ser levados em conta na hora de construir um site.
Hoje em dia, com o aumento exponencial de criação de sites, a concorrência também aumentou. É preciso se diferenciar. E se o webdesigner conseguir otimizar o posicionamento do sites de seus clientes nos buscadores, com certeza vai se destacar na hora de apresentar seu serviço.